quarta-feira, 21 de março de 2012

Pão de leite

Oi gente, vim postar a receita do pão, desculpem a demora.

Pão de leite

Ingredientes:
60g de fermento biológico (usei o de tablete)
5 colheres (sopa) de açúcar - bem cheias
01 colher (sopa) de sal
03 ovos
2 copos de leite morno - usei copo de requeijao
01 copo de óleo - não muito cheio
Aproximadamente 1 quilo e meio de farinha de trigo

Preparo:
Numa tigela grande coloque o fermento e o açúcar, mexa até dissolver, acrescente os ovos, leite e óleo, mexa bem, coloque o sal e a farinha aos poucos até não conseguir mexer mais com a colher, utilize uma superfície lisa e limpa para sovar a massa. Eu não deixo a massa muito lisa desgrudando das mãos, para que o pão fique mais fofinho, então não se preocupe se a massa ficar um pouco grudenta.
Depois de sovada, volte à tigela, cubra com um pano e leve para crescer. Eu coloco dentro do microondas, para não pegar nenhuma corrente de ar. Depois que dobrar de volume, divida a massa em 4 partes ou se quiser pães menores divida em 6 partes. Coloque numa assadeira, não precisa untar, cubra com um pano e leve para crescer novamente. Desta vez eu gosto de colocar o pão para dormir, coloco na cama e cubro com um cobertor. Quando ele crescer é só assar em forno médio/baixo.

Obs.: Minha mãe sempre tirar um pedacinho da massa e colocava num copo com água para saber a hora de colocar o pão para assar, eu também faço isso.

Depois que sua cozinha foi infestada por um cheiro terrível de pão assando, é só preparar a mesa e saborear.
Pão é mágico, amo fazer pão.
Com a mesma receita dá para fazer pão recheado, é só abrir com um rolo de macarrão, distribua o recheio e enrole como rocambole.





2 comentários:

  1. Bom dia amiga,estou fazendo hoje atarde os pães de leite, depois vou colocar a receita e as fotos no meu blog,mas com seu nome é claro.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra, vc anda sumida.....
      To doida pra saber como ficaram seus pães.
      Me conta logooooooooooooo!!!!
      Bjk

      Excluir

Oi gente, deixe aqui suas dúvidas, sugestões ou comentários. Responderei assim que possível.