segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Pão de leite

Já fiz esta receita e já postei também, mas é tão boa e tão fácil que vou repetir.

Pão de leite

Ingredientes:
60g fermento biológico (4 tabletes) ou 01 sache do fermento biológico seco. (usei o seco)
05 colheres (sopa) açúcar
01 colher rasa (sopa) sal (usei um temperinho pronto)
03 ovos
01 xícara (chá) de óleo
02 xícara (chá) de leite (usei água e 02 colheres (sopa) de leite em pó)
Farinha até dar ponto, aproximadamente 01 quilo, mais um pouco para dar ponto.

Preparo:
Coloque a farinha numa bacia funda e reserve. Coloque os outros ingredientes no liquidificador e bata até dissolver o fermento. Junte a mistura batida na farinha aos poucos e vá mexendo com uma colher. Quando perceber que já está ficando pesado, utilize as mãos e vá sovando. Coloque toda a farinha (01 quilo) e só use o restante se grudar muito nas mãos. Aperte bastante a massa até tirar os gruminhos, faça uma bola e volte a massa para a bacia. Cubra com filme plástico e deixe crescer em lugar fechado, livre de correntes de ar. Quando dobrar de volume pegue a massa e coloque numa superfície lisa, de preferência uma pia de mármore, pegue a massa e divida em duas partes, modele os pães como desejar e coloque numa assadeira. Não precisa untar. Cubra com um pano e deixe crescer novamente. Como eu adoro pão caseiro, eu coloco a assadeira na minha cama e ainda cubro com uma mantinha, assim ele fica bem protegido e cresce mais rápido. Para saber se está no ponto de assar, faça o teste da bolinha de massa. Faça assim: Pegue uma pequena porção de massa, enrole na mão, formando uma bolinha, menor que um brigadeiro. Coloque dentro de um copo com água, o suficiente para cobrí-la. Quando a bolinha subir está na hora de assar. Aí é só deixar em forno médio e ir monitorando, quando dourar está pronto, veja a cor que ficou o meu, quase deixei passar do ponto. Não sobrou nem migalha pra contar história. Quentinho com manteiga é um crime.

Obs.: Se utilizar o fermento seco, não bata no liquidificador junto com os outros ingredientes, misture-o bem junto com a farinha de trigo.
Este pão também pode ser feito com água, substitua pelo leite.
Se não souber modelar os pães enrolando como um rocambole, faça uma bola meio achada e dê uns cortes com uma faca afiada por cima.

Bom apetite!

2 comentários:

  1. Que coisa mais linda esse pão,o que é isso !só de olhar da água na boca, ele tem cara de pão da minha vó ou da minha mãe .
    Com certeza vou ter que fazer .
    Beijo amiga .

    ResponderExcluir
  2. Olá, faça o pão siiiiiim, depois me conta.
    Bjk

    ResponderExcluir

Oi gente, deixe aqui suas dúvidas, sugestões ou comentários. Responderei assim que possível.