segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Batata gratinada

Hoje é domingo, pede cachimbo......
cachimbo é de ouro, bate no touro....
o touro é valente, bate na gente.....
a gente é fraco, cai no buraco....
o buraco é fundo, acabou-se o mundo.

Nossa que nostalgia, tudo isso pra dizer que hoje, "domingo" eu fiz uma batata gratinada.Viajei.

Segue a receita.

Batata gratinada

Ingredientes:
+/- 1 quilo de batatas (acho que eu tinha uns 850g)
02 gemas
01 caixinha de creme de leite
01 pacote de queijo ralado (100g)
01 xícara (chá) de leite
01 colher (chá) de sal
alecrim fresco, cebola e alho a gosto

Preparo:
Descasque as batatas, lave, escorra e corte em fatias finas, meio centímetro já está bom. Reserve.
Numa tigela misture o creme de leite, as gemas, o leite e o sal. Eu piquei ns pedacinhos de cebola, não coloquei alho.
Num refratário coloque um pouquinhodo creme e vá intercalando camadas de batata, creme e polvilhando queijo ralado em cada camada.
De preferência para terminar com o creme. Polvilhe mais queijo e coloque o alecrim. Cubra com papel alumínio e leve ao forno para cozinhar a batata. Depois de uns 30 minutos espete com uma faca para ver se a batata está cozida. Tire o papel alumíni e deixe no forno até que seque um pouco do creme. Se tiver grill, deixe por mais uns minutinhos antes de servir.



3 comentários:

  1. Olá!Susana tudo bem,vim dar olhadinha no meu Blog,vi postagem no seu.Huuummmm,que delícia!Estou de dieta,já emagreci 7 Kg,estava acima do peso.Bjs

    ResponderExcluir
  2. Huuuummmmm!Que delícia de novo,não tem jeito,vim comentar que estou no facebook,vou levar teu link para divulgar os quitutes,vou colocar no meu perfil.Já emagreci mais de 8 Kg,saboreio suas receitas no mundo virtual.Bjs

    ResponderExcluir
  3. Bela receita. A delicadeza da batata e o perfume do alecrim são maravilhosos.

    Abraço,
    Guilherme

    ResponderExcluir

Oi gente, deixe aqui suas dúvidas, sugestões ou comentários. Responderei assim que possível.