quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Lentilha com costelinha

Oi gente, ontem bateu uma vontade de comer lentilha, aí lembrei que a lentilha faz parte da tradição das festas de fim de ano. Dizem que é bom comer lentilha na virada do ano. Bem, eu me antecipei e fiz ontem mesmo, com costelinha de porco. Sou suspeita pra dizer, mas ficou uma delícia. Super fácil.
Vamos lá:


Lentilha com costelinha

Ingredientes:
250g de lentilha (meio pacote)
costelinha de porco (usei fresca, uns 7 pedaços grandes)
01 pedaço de bacon (uns 2 cm)
1/2 cebola picada
01 colher (sobremesa) de alho picado
01 colher (sobremesa) de sal

Preparo:
Coloque a lentilha numa tigela, escolha, lave e cubra com água. Leve ao microondas por 10 minutos e reserve com a água.
Frite as costelinhas somente com um fio de óleo, pois ela mesma vai soltar uma gordurinha. Eu já fritei na própria panela de pressão. Vá virando para que todos os lados estejam bem fritinhos. Tire as costelinhas da panela e reserve.
Coloque a cebola, alho e bacon na panela e frite bem, coloque o sal, as costelinhas e 1 litro de água, mexa bem, tampe a panela e cozinhe por 15 minutos. Espere sair a pressão, abra a panela e coloque a lentilha com a água. Volte à pressão e cozinhe por mais 15 minutos. Depois experimente para provar o sal e se estiver com consistência grossa é só acrescentar água a gosto.

Veja a foto do pequeno pratinho que comi ontem a noite, beeeem quentinho, hummmmm

Essa costelinha estava ótimo, cheia de carninha:

E aqui o refogado:



Obs.: Coloquei a lentilha no microondas para cozinhar mais rápido, mas se você tiver tempo é só colocar na água algumas horas antes de preparar. Pode usar também a costelinha defumada, mas aí não é necessário fritar antes, pode colocar tudo na panela de uma vez. E se a costelinha estiver salgada, você precisa tirar o sal, colocando de molho em água e trocar a água por umas 3 vezes. Neste caso cuidado com o sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi gente, deixe aqui suas dúvidas, sugestões ou comentários. Responderei assim que possível.