segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Macarrão caseiro

Tempo de preparo: 01:30 m
Grau de dificuldade: médio

Ontem foi a estréia da minha máquina de macarrão. Fiz a receita que veio no manual da máquina. deu certinho. Mas não se preocupe se não tiver máquina, pois eu não tinha e fazia o macarrão assim mesmo. Veja no post abaixo como fazer sem a máquina.
http://receitinhas-susana.blogspot.com/2009/04/massa-caseira-de-macarrao.html

Macarrão de manjericão com salsichão

Ingredientes:
500g de farinha de trigo
05 ovos (temperatura ambiente)
01 copo de água (reservar) - usei só um pouquinho
algumas folhas de manjericão (opcional)

Preparo:
Numa tigela, coloque a farinha, faça um buraco no centro e despeje os ovos e o manjericão fresco, bem picadinho, vá mexendo com uma colher e pingando água se necessário. Depois que se forma uma bola, coloque a massa sobre uma superfície lisa (preferência mármore) e sove bastante. A massa precisa desgrudar das mãos, mas não precisa ficar muito dura.
Eu usei a máquina para deixar as porções bem fininhas, mas pode abrir também com o rolo. Depois passe no peça de corte. Polvilhe farinha para que os fios fiquem soltos. Depois de alguns minutos, pegue as porções de fios e enrole em volta da mão, para formar um ninho. Se quiser pode deixar a massa secar mais um pouco antes de cozinhar, mas não é necessário, não gruda.
Para cozinhar, coloque muita água para ferver com um fio de óleo e uma colher de sopa de sal.
Eu usei uma caçorala para cozinhar metade da receita. Quanto mais água melhor.

Obs.: Deixe sempre mais farinha por perto, pois se a massa estiver grudenta é só polvilhar farinha e sovar mais um pouco. O molho é a gosto. Eu fiz com salsichão.

Ingredientes separos
Alguns ninhos prontos
Massa prontinha cozida e sem molho
Prontinho, com molho e queijo ralado

Um comentário:

  1. Eita que eu fui enganada!!!
    Ontem recebi um pedaço de bolo para fazer degustação, me disseram que era um bolinho simples de fubá...meu bolo simples de fubá geralmente esfarela e fica seco! O que comi estava molhadinho, macio, uma delícia, nada simples, delicioso, Nota 1000.
    Já guardei a embalagem para o próximo prato!!rs
    Bjokas Flor, amei e tive que fazer vontade para o Alex, tá!rs.

    ResponderExcluir

Oi gente, deixe aqui suas dúvidas, sugestões ou comentários. Responderei assim que possível.