quinta-feira, 2 de abril de 2009

Pão tipo Ciabatta

Tempo de preparo: 01:40 h
Grau de dificuldade: fácil

Esta receitinha é em homenagem aos homens. Eu queria fazer o pão pro marido, mas a receita leva azeite e pasmem, o homem odeia azeite. Confesso que fico frustrada com isso, mas paciência né? Eu como o pão por ele!
Testei ontem a noite a receita, a cozinha ficou com um cheirinho delicioso de azeite (pelo menos pra mim era delicioso, rsrsrsrs). Lá vai.

Ciabatta

Ingredientes:
1 k farinha de trigo
1 colher (sobremesa) sal
1 envelope de fermento biológico seco ou 2 tabletes
700 ml de água fria
100 ml de azeite

Preparo:
Em uma bacia misture a farinha com o sal e o fermento.
Vá colocando água aos poucos e mexendo bem. Se utilizar o fermento em tablete, é necessário dissolvê-lo na água. Não se assuste, vai virar uma gororoba. É assim mesmo, a massa fica bem grudenta. Mexa no máximo por 10 minutos. Se tiver aquela batedeira poderoso que bate massas ótimo, senão vai no braço mesmo. Eu usei aos mãos.
Em seguida coloque o azeite e mexe novamente. Misture bem. Depois de tudo agregado, cubra com plástico filme e deixe descansar por 1 hora.
Após o descanso de 1 hora, pegue a massa e passe para uma superfície enfarinhada. Corte os pães, de maneira que fiquem com o formato de retângulos. Coloque os pães numa assedeira untada e enfarinhada. Polvilhe farinha sobre os pães e asse em forno quente até que dourem.
Renderam 4 pães.

Obs.: O pão fica com a casquinha grossa, ele não é um pão fofo. A massa é um tiquinho pesada, porém macia. Bem, eu adorei. Espero que gostem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi gente, deixe aqui suas dúvidas, sugestões ou comentários. Responderei assim que possível.