quarta-feira, 22 de abril de 2009

Bolo listrado

Tempo de preparo: 01:00 h
Grau de dificuldade: fácil

Já tinha visto um bolo parecido no blog da Thais, www.comereumbarato.com.br
Só que a dica dela era fazer o bolo colorido, como eu não tinha os corantes comestíveis em casa, fiz bicolor mesmo, ficou muito bonito e super fofo. Mas na próxima vez utilizarei uma concha maior, pois achei que as listras ficaram muito próximas. Fiz ontem pra tomar café na casa da irmã do meio, foi aniversário dela. Parabéns de novo mana.
Bolo listrado

Ingredientes e preparo:
06 claras
150g de açúcar
Bater as claras em neve, acrescentar o açúcar e bater até formar picos. (Veja a foto abaixo).
Reservar

06 gemas
150g de açúcar
Bater as gemas até espumar, acrescentar o açúcar e bater bastante até formar um creme.
Reservar
125 ml de água
125 ml de leite (se precisar coloque mais um pouco)
375g de farinha
01 colher de (sobremesa) de fermento em pó
01 colher (café) de bicarbonato
125 ml de óleo
05 colheres (sopa) de chocolate em pó
03 colheres (sopa) de coco ralado
01 colher (sobremesa) baunilha
Modo de Fazer:
Acrescentar farinha, o fermento e bicarbonato peneirados ao creme de gemas, coloque o óleo, o leite, o coco e a baunilha e bata até misturar tudo. Se a massa estiver muito pesada coloque mais um pouquinho de leite. Por último acrescente as claras em neve. Divida a massa em duas partes iguais, em uma delas junte o chocolate em pó. Unte e enfarinhe uma assadeira e comece a intercalar as camadas do bolo, colocando uma concha de massa da cor branca no centro da forma e depois sobre a mesma uma colher da massa de chocolate e assim até terminar as massas. Levar para assar em forno médio.

Na sequência: claras em neves com çúcar; gemas com açúcar; ponto das claras (picos) e a montagem.Obs.: Utilize uma forma grande, pois rende muito, o bolo fica graaaaande.

Não façam como eu, quando escolherem uma receita, verifiquem se os ingredientes que tem em casa são suficientes. Pra fazer este bolo, tive que completar com amido de milho, pois a farinha tinha acabado, coloque quase 01 xícara. Ainda bem que neste caso não interferiu no resultado, muito pelo contrário, parece que ficou mais leve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi gente, deixe aqui suas dúvidas, sugestões ou comentários. Responderei assim que possível.